quarta-feira, novembro 15, 2006
As 7 Maravilhas Nacionais*

Tenho para mim que isto das "7 Maravilhas Nacionais" é só mais uma dor de corno à portuguesa. Os outros têm e a gente também quer! É mais ou menos como o TGV.

De qualquer modo, e mesmo não sendo engenheiro, nem arquitecto, nem historiador deixo aqui, em primeiríssima mão, as minhas sugestões para futuras "7 Maravilhas Nacionais":

1 – A escultura do Cutileiro (essa mesmo!) - porque é o paradigma do desconcerto genital de um país que "os" tem... mas que nem sempre “os” tem no sítio!

2 – O IP4 – por ser o caminho de cabras mais sofisticado do mundo (logo elegível para Maravilha Mundial).

3 – O Metro do Porto – Uma obra única, quiçá, no Universo, por ser a consubstanciação de um sentimento - neste caso, de profunda amargura e inveja em relação à cidade de Lisboa (e Mirandela, já agora) - que ultrapassou, quer pelo engenho, quer pela ignorância, todos os obstáculos que pareciam impossibilitar o projecto.

4 – O Anticiclone dos Açores – Porque desde que o Algarve é nosso nunca ninguém tanto trabalhou para promover o turismo na região. E já lá vão 800 anos…

5 – A estátua do Eusébio – Porque é a homenagem corajosa a um gaijo que, só por acaso, foi o melhor jogador de futebol português de todos os tempos… e até nem era bem português. Enfim… porque num País onde se é racista mas se diz que não, é desconcertantemente maravilhoso que se distinga um preto.

6 – A sandes de coirato (após cuidadosa apreciação contra o caldo verde e a sardinha assada no pão) – porque é a única coisa que, desde que há Taça de Portugal em Portugal, consegue unir em comunhão espiritual os adeptos das duas equipas da final… mesmo que sejam o Benfica e o Porto. Aliás, para promover a candidatura da sandes de coirato, Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira já se mostraram disponíveis para tirar uma fotografia a provar a iguaria junto de uma barraquinha à entrada do Estádio do Jamor.

7 – A cara da Lili Caneças – Uma obra que data de tempos de que não há memória, mas que conserva ainda uma certa integridade estrutural. E que, ao contrário da maior parte das obras, se vai recriando, reestruturando e actualizando à medida que envelhece. Se isto não é uma maravilha… não sei o que é!


*Texto originalmente escrito para o Geração Rasca de dia 7 mas perfeitamente enquadrável neste espaço. Não é costume isto acontecer por estes lados, mas hoje a preguiça atingiu um nível intermédio na escala raimundina: não quero deixar de actualizar o blog, mas também não me apetece escrever um texto absolutamente novo. De modos que, após uns intermináveis 10 segundos de negociação com meu ego, ficou decidida esta solução. Espero que o meu desmazelo não vos cause transtorno. Mas se causar, já sabem o que isso me importa... não sabem?
posted by Raimundo @ quarta-feira, novembro 15, 2006  
1 Obscenidades evitáveis:
  • At 20 novembro, 2006 20:48, Anonymous Anónimo said…

    Genial...
    Também eu tenho o meu mundo por isso entendo bem este.
    Em relação às 7 maravilhas...
    quais são??? 7?? haaaaaaaaaaa.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 


Nome: Raimundo
Morada: Algures em algum sítio, bem no meio de..., Portugal
Que mais queres tu?
Então vê o perfil

Blog aberto a fumadores. E não... não temos as dimensões estipuladas por lei para poder ter um espaço para fumadores. E como estamos num país de chibos, já estou mesmo a ver: um dia destes há uma denúncia anónima e aparecem-me aí uns estupores da ASAE para fechar o tasco!

http://www.totse.com/en/bad_ideas/ka_fucking_boom/atomic.html

Imbecilidades diárias
O Mundo desde o início
Mundos aliados
Mundos de subversão
Mundos da Cova
Mundos de sabedoria
Mundos em hibernação
Usurários

Powered by Blogger

15n41n1