- Deus Criou o Mundo, não foi? perguntei à catequista.
- Foi. E só em seis dias meu filho. Deus é que criou tudo o que vês. Primeiro criou o universo, as estrelas e os planetas. Depois criou a Terra e as árvores e o mar. E depois os animais e, por fim o homem.
- E antes não havia nada?
- Não. Nada.
- E Deus já existia antes de fazer essas coisas todas?
- Claro que já!
- Uhm... Mas, se ainda não existia nada, qual era o emprego dele antes de criar o mundo?
- O quê?
- O que é que ele fazia para ganhar a vida? Em que é que ele trabalhava?
- ...?
- Aposto que era trolha...
- Quê?!!
- Trolha. O meu pai é trolha e também faz coisas muito depressa.
- Pois... mas Deus não era trolha... Deus é... Deus. Não tem que trabalhar. Está no Céu a ver se as pessoas se portam bem. E, se se portarem bem, Ele não as castiga!
- Ah. Então Deus é como a professora Etelvina?! Só que tem barba, não é?
- ... ãh... NÃO! DEUS NÃO É COMO A PROFESSORA ETELVINA! DEUS É DEUS... PERCEBES? NÃO TÊM PROFISSÃO! O trabalho d’Ele é ser Deus! Percebes? - Pois… mas antes de ser Deus, o que é que ele fazia!
- Deus sempre foi Deus. Já nasceu assim. - Com barba e tudo? - (suspiro) … sim… com barba e tudo! - A menina Fernanda já o viu? - Não… nunca ninguém viu Deus. - Mas se ninguém o viu, como sabem que ele é assim, como está aqui no livro? - Porque os todos os homens foram criados à imagem de Deus. Ou seja, Deus é parecido com um homem. E chega de perguntas que ainda não demos a lição de hoje! - Mas os homens são todos diferentes. E o meu pai diz que há brancos, pretos, índios e chineses. Qual é que é mais parecido com Deus? - São todos parecidos com Deus.
- E as mulheres? Foram criadas à imagem de quem? - Espera um bocadinho… SENHOR PADRE?… - Sim menina Fernanda… - Chegue aqui… o Raimundo tem uma pergunta para si! |
E o Padre, que respondeu?